XXL

- GRUPO OLIVIER -

XXL: olivier da costa inaugura o novo capítulo de um restaurante histórico de lisboa

No emblemático restaurante frente à Assembleia da República, toma posse, a 29 de Novembro de 2021, o novo “governo” do XL, tornando-o XXL. Grupo Olivier assume gestão do espaço icónico criado por Vasco Gallego em 1994. Carta mantém os soufflés e bifes que marcaram uma geração, mas adapta ofertas gastronómicas com o twist de Olivier da Costa.

História

Aberto em 1994 e rapidamente tornado no restaurante procurado por políticos, artistas, pela alta finança e pelo jet set nacional, o XL entra num segundo capítulo da sua vida, 27 anos passados. Nesta segunda-feira, 29 de novembro, Vasco Gallego, fundador deste ícone de São Bento, fez a transição de pasta e deu posse a um novo executivo liderado por Olivier da Costa. À designação do icónico restaurante é adicionado um novo X, reflexo da ambição vertida no novo XXL. A passagem de testemunho dá-se diretamente entre o criador do XL e o novo proprietário, Olivier da Costa, restaurateur com 25 anos de carreira e 19 restaurantes em quatro países e três continentes.

O Conceito

Ainda e sempre um bistrô chic, o XXL adota, na carta elaborada por Olivier, sabores tradicionais, mas também vários originais desenvolvidos pelo autor de conceitos como o Yakuza by Olivier – que este ano somou às quatro unidades nacionais uma abertura de grande sucesso em Paris –, e o SEEN – que para lá de Lisboa também está nos rooftops dos luxuosos Tivoli Mofarrej em São Paulo, e Avani+ Riverside Bangkok Hotel na capital da Tailândia.

A Carta

A carta, segredo bem guardado até ao dia da inauguração, expõe a coligação entre o respeito pelas tradições e a irreverência do restaurateur Olivier da Costa, com os líderes de bancada a darem pelo nome de Croquete de Rabo de Boi, Bife XXL, Bife Café Paris e Bitoque de Lagosta. No XXL, o voto é livre, e, entre sabores conservadores ou liberais, cada um tomará o partido que quiser.

Menus completos

A nossa equipa de Chefs de sucesso exibem um instinto para combinar ingredientes frescos e produzir

O Almoço

Inclui a introdução de uma carta mais extensa, com as sugestões do dia a combinarem couvert, prato e bebida. Traz até à luz do dia os tradicionais soufflés e bife Café Paris e os pratos by Olivier, como o Bacalhau à Lagareiro, o suculento Arroz de Tamboril, ou um prato mais audaz de tamboril fatiado em picanha. Além destes e dos demais da carta habitual do XXL, cada dia da semana incluirá um prato elaborado por Olivier da Costa segundo o seu lema para o XXL: “comida de abraço de mãe”.

A semana inicia-se com o Bacalhau à Marujo, a que se seguem as Iscas à Portuguesa, à quarta-feira, Arroz de Pato com Salada Mista, à quinta-feira Feijoada de Gambas e Choco e, finalmente, o fecho semanal com um prato com tradição nos 25 anos de carreira do chef e empresário português, o Cozido à Portuguesa à Moda do Olivier.
Também aos almoços, mas disponíveis todos os dias da semana, surgem os Filetes de Peixe Galo, Bife Tártaro com Batata Frita, Bife Olivier e o Raspado de Carne com Molho Olivier, Ovo Estrelado e Batata Frita, Arroz de Tamboril com salada e Açorda de Gambas com salada.

Pelas mãos do Chefpreneur Olivier

“Quando falei com o meu amigo Vasco Gallego sobre o sonho de assumir a gestão do XL, percebi de imediato a sintonia. Fechámos negócio sem hesitações. Fazê-lo ao fim de 25 anos de carreira, após uma pandemia e num contexto de reforço da internacionalização do Grupo Olivier tem um significado bastante importante para mim e para a minha equipa”, explica Olivier da Costa. “É imensa a responsabilidade de suceder ao Vasco e de recriar a dinâmica e o glamour que o XL teve nos anos 90, mas agora com a energia e a criatividade que o Grupo Olivier desenvolveu ao longo do século XXI”, afirma o porta-voz do grupo que passa a gerir o espaço junto à Assembleia da República.

- HORÁRIOS -

Segunda a Quarta: 12h30 - 15h00 e das 19h30 - 01h30
Quinta a Sexta: 12h30 - 15h00 e das 19h30 - 02h00
Sábado: 19h30 - 02h00


Morada: Calçada da Estrela 57, Lisboa